Surf Período Contemporâneo Século XXI
- Madera Surf Brasil
- 18 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualmente, a preocupação com o meio ambiente nos faz refletir sobre os novos processos de fabricação das pranchas de surf. Produtos sintéticos são responsáveis pela poluição do meio ambiente, já que falamos muitas vezes de plásticos e similares. Por isso, começam agora a retomar as pranchas de madeira, propiciando aos surfistas resultados semelhantes aos conseguidos com acessórios de poliuretano, porém respeitando o meio ambiente. As vantagens destas pranchas sustentáveis são muitas:
como a sustentabilidade ecológica em sua produção, durabilidade, cerca de 5 vezes superior, resgate dos valores do surf raiz, designe moderno, alta performance, etc.
Torres-RS tem no DNA essa cultura de produção das pranchas de surf de madeira oca. Inspirado nessas histórias a Madera Surf Brasil traz a formula da produção de pranchas sustentáveis, oferecendo uma equipamento que atende todas as necessidades do surf moderno.
A Madera Surf Brasil tem como objetivo proporcionar a cultura do surf uma prancha que resgate a memória do surf, com desempenho e qualidade, mas principalmente sustentabilidade, estimulando uma cultura sustentável. O processo de construção é artesanal e a madeira utilizada na produção da prancha é a paulownia, uma árvore de crescimento rápido o qual a retirada da matéria-prima não impede a planta de continuar se desenvolvendo, que permanece com a raiz forte e cresse novamente, podendo ser utilizad
a outras vezes. Essa árvore é considerada a mais sustentável do mundo e é chamada de “árvore do futuro”, pois cresce até 05 metros por ano, além de consumir 10 vezes mais dióxido de carbono do que qualquer outra árvore e emitir 3 vezes mais oxigênio que plantas convencionais.
O resíduo, ou seja, a serragem da construção da prancha, é biodegradável, podendo ser utilizado como adubo orgânico, reciclado ou digerido por insetos.
Além disso, utilizamos tecido orgânico para reforços, resina bio, ferramentas e instrumentos auxiliares utilizados para fabricação são reciclados.
Uma prancha com alma ancestral em evolução constante. Esculpida em um ritual de energização positiva que proporciona ao surfista que utilizá-la, absorver e transmitir essa vibração.
Referências Blog
Capa: VAUCHER, Dimitri. Muito Além do Mar: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura Do Surf Através da Produção e Utilização das Pranchas de Surf (graduação em arqueologia), Goiania-GO 2020.
CALIPO, F.R. Os Sambaquis submersos de Cananéia: um estudo de caso de arqueologia subaquática (Dissertação de Mestrado). São Paulo: USP,2004.
CALIPO, F.R. O surgimento da navegação entre os povos do sambaquis: argumentos, hipóteses e evidências. R. Museu Arq. Etn. São Paulo, n. 21, p. 31-49, 2011.
WILLIAMS, Malcolm Gault. The First Surfers, Legendary Surfers. Volume 1, Hauaii, p.48, 2005.
VAUCHER, Dimitri. Muito Além do Mar: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura Do Surf Através da Produção e Utilização das Pranchas de Surf (graduação em arqueologia), Goiania-GO 2020.
Documentário- Pioneiros do Surfe no Sul do Brasil Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=g-lr-6FpsHE
Efemerasurfpt.wordpress.com Disponível em: efemerasurfpt.wordpress.com
Mpora.com/surfing.Disponívelem: mpora.com/surfing
Tonga.heritage.society.Disponívelem:https://www.facebook.com/tonga.heritage.society/about/?ref=page_internal
Totakeresponsibility.Disponívelem: http://totakeresponsibility.blogspot.com/
The-deepwaterbreaks.wordpress-com.Disponívelem: the-deepwaterbreaks.wordpress-com
Waves. Disponível em: https://www.waves.com.br/arquivo/a-prehistoria-do-surf
Comments